DIREITO CIVIL

O direito civil é o principal ramo do direito privado e tem como objetivo estabelecer os parâmetros que regem as relações jurídicas das pessoas físicas e jurídicas.

Por isso, estabelece as condições em que os membros de uma comunidade podem relacionar-se, nos mais variados sentidos. Refere-se à pessoa, à família, aos bens e à sua forma de aquisição, à sucessão (com quem os bens ficam depois da morte de alguém), às obrigações de fazer e de não fazer, contratos, etc.

DIREITO DO TRABALHO

O Direito do Trabalho  é uma vertente do direito privado, que rege as relações entre empregados e empregadores, e os direitos resultantes da condição jurídica dos trabalhadores. Estas normas, no Brasil, estão regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), Constituição Federal, várias Leis Esparsas (como a lei que define o trabalho do estagiário, dentre outras) e legislações complemetares.

DIREITO COMERCIAL / EMPRESARIAL

O Direito Comercial /Empresarial é uma vertentes do direito privado que regulamenta os atos das pessoas jurídicas e busca a proteção dos direitos do comerciante / empresário em virtude de sua função econômica e societária.